Pages

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tecnologia na Escola

No texto de José Manuel Moran “A convivência com velhas e novas mídias” diz que: Ter acesso às mídias é um passo importante para utilizá-la em atividades educacionais, mas não é suficiente para um uso educacional efetivo” O que devemos portanto é integrá-las adequadamente no cotidiano escolar, pois na integração das mídias, a leitura de textos, imagens, gráficos, sons, outras mídias e hipermídias identifica-se como elemento fundamental no desenvolvimento do educando, uma vez que este já se encontra incluído no meio “midiático”


O computador chegou para uma revolução no meio educacional, a internet faz com que consigamos editar, registrar, manipular toda e qualquer informação, por qualquer meio, em qualquer lugar, que possamos viajar até Londres estando aqui ou ali, ou seja conhecemos o mundo através da tela.

Alguns problemas que encontramos com a integração das tecnologias na educação, é que a escola ainda é mais tradicional do que invovadora como mostra no vídeo Tecnologia ou Metodologia, se não houver uma mudança do foco de ensino para aprendizagem.

Não será fácil esta mudança, e o professor precisa dar conta dessa interatividade, de que o seu aluno conhece mais a linguagem computacional do que ele, navegar, visitar sites, criar blogs, usar e-mails, enfim, o professor pode e deve deixar suas aulas mais atrativas com aulas presenciais e on-line, já que os alunos adoram um bate papo, porque não montar um chat, fazer um bate papo com os alunos, momento este que para eles será uma diversão e que poderá aprender ao mesmo tempo, além de favorecer a itegração, trocas, críticas e autocríticas, discussões temáticas, elaboração, elaboração, exploração, experimentação, simulação e descoberta.
Referências Bibliográficas:
MORAN, José Manuel. Como Utilizar as Tecnologias na Escola.
BRASIL. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005 204 p.

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

0 comentários:

Tecnologia na Escola

| |

No texto de José Manuel Moran “A convivência com velhas e novas mídias” diz que: Ter acesso às mídias é um passo importante para utilizá-la em atividades educacionais, mas não é suficiente para um uso educacional efetivo” O que devemos portanto é integrá-las adequadamente no cotidiano escolar, pois na integração das mídias, a leitura de textos, imagens, gráficos, sons, outras mídias e hipermídias identifica-se como elemento fundamental no desenvolvimento do educando, uma vez que este já se encontra incluído no meio “midiático”


O computador chegou para uma revolução no meio educacional, a internet faz com que consigamos editar, registrar, manipular toda e qualquer informação, por qualquer meio, em qualquer lugar, que possamos viajar até Londres estando aqui ou ali, ou seja conhecemos o mundo através da tela.

Alguns problemas que encontramos com a integração das tecnologias na educação, é que a escola ainda é mais tradicional do que invovadora como mostra no vídeo Tecnologia ou Metodologia, se não houver uma mudança do foco de ensino para aprendizagem.

Não será fácil esta mudança, e o professor precisa dar conta dessa interatividade, de que o seu aluno conhece mais a linguagem computacional do que ele, navegar, visitar sites, criar blogs, usar e-mails, enfim, o professor pode e deve deixar suas aulas mais atrativas com aulas presenciais e on-line, já que os alunos adoram um bate papo, porque não montar um chat, fazer um bate papo com os alunos, momento este que para eles será uma diversão e que poderá aprender ao mesmo tempo, além de favorecer a itegração, trocas, críticas e autocríticas, discussões temáticas, elaboração, elaboração, exploração, experimentação, simulação e descoberta.
Referências Bibliográficas:
MORAN, José Manuel. Como Utilizar as Tecnologias na Escola.
BRASIL. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005 204 p.

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

0 comentários:

.